segunda-feira, 18 de junho de 2012

PROFESSORES E O ALUNADO DA ESCOLA OTTO DE BRITO GUERRA, EM CEARÁ-MIRIM/RN, CRIAM PROJETO INTERDISCIPLINAR, INAUGURANDO O EVENTO "ALMA DE MULHER".

 MARIA MADALENA ANTUNES PEREIRA
"ALMA DE MULHER" - PROJETO CULTURAL DA ESCOLA OTTO DE BRITO GUERRA.
A Escola Otto de Brito Guerra, em Ceará-Mirim/RN,   convida para a exposição "Alma de Mulher", a realizar-se na referida Instituição, no próximo dia 20-06-2012, às 19 horas, com exposição de trabalhos e sarau lítero-musical.
Este é um projeto encabeçado pelo escritor, historiador, memorialista, fotógrafo e vice-presidente da ACLA - Academia Cearamirinense de Letras e Artes - Gibson Machado, juntamente com os demais professores da Escola e o alunado.
A idéia é levar os alunos à pesquisa sobre o valor das Mulheres do Século XX. E, nesta primeira empreitada, Gibson escolheu a minha avó paterna Maria Madalena Antunes Pereira, memorialista, para abrir o evento, transcrevendo, no convite acima, trechos de poemas de Adele de Oliveira, Etelvina Antunes de Lemos, Anete Varela e demais poetisas do vale. 
Agradeço a Gibson e a todo o corpo Docente o fato de minha linda avó ter sido a primeira escritora a despontar no valioso projeto:


"...e quando ele partiu, pequenino e indefeso,
tal perfumado lírio preso à frágil haste,
comparei-o ao pássaro que se perdeu do ninho,
e já não podia voar...
 suas asas, como de tristonhos corvos...
fecharam-se...fecharam-se...fecharam-se..."

Maria Madalena Antunes Pereira
(Da carta ao irmão Juvenal Antunes, em maio de 1921)

Nenhum comentário:

Postar um comentário