quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

"PATRONOS ESCOLARES" MERECE LUGAR DE DESTAQUE NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES E NAS BIBLIOTECAS EM GERAL.

PATRONOS ESCOLARES
 
GEORGE VERAS

HOJE, POR OPORTUNO, CONCLUÍ A LEITURA DO LIVRO - "PATRONOS ESCOLARES". UM TRABALHO A QUATRO MÃOS: GEORGE VERAS E  MANOEL JÁCOME DE LIMA, ATRAVÉS DE INCANSÁVEL PESQUISA POR ESCOLAS NOS MUNICÍPIOS VIZINHOS, SISTEMA "BOCA-A-BOCA", POR TELEFONE, EMAILS, PELO GOOGLE, ENFIM, A EMPREITADA TEVE SORTE E ESSES DESBRAVADORES NOS DERAM UMA OBRA LAPIDAR.

A obra, cujo sub-título é da mais alta importância: "Dados biográficos dos patronos de antigos Grupos Escolares do Rio Grande do Norte", precisa ser lida por sua fidelidade no conteúdo, pela referência aos grandes nomes do passado que deram sua contribuição ao ensino e por reunir cerca de 42 grandes nomes que souberam se virtualizar em suas funções para exemplo aos que se iniciam nos itinerários do SABER e do FAZER!
Os dois pesquisadores aceitaram o desafio em busca da vida e obras dos que deram nomes aos Grupos Escolares do RN, em 280 páginas.
E não pouparam agradecimentos ao gesto solidário daqueles que se empenharam em ajudar com fotos, relatos e tudo o mais que se fez necessário.
O prefácio teve a sensibilidade das palavras de Eduardo Gosson, entusiasta eterno pela literatura do RN e Presidente da UBE/RN. Nas orelhas, o escrínio de ouro do escritor Manoel Onofre Júnior.
Todo o livro é uma visita aos que o tempo guardou e nossa memória exalta, preconizando, para as novas gerações, a valorização daqueles que mereceram os devidos lugares de patronos de GRUPOS ESCOLARES. 
Meus agradecimentos pela citação do meu nome em torno da foto que enviei  a George Veras, do meu trisavô e homenageado no livro - de Manoel Varela do Nascimento - Barão de Ceará-Mirim, de quem me orgulho por ter sido um homem bom, de mente sadia e coração largo. Como ele, muitos outros nomes na constelação desse céu de homenagens: Barão de Mipibu, Alberto Maranhão, Auta de Souza, Almino Afonso, Frei Miguelinho, Otto Guerra, Jerônimo Rosado, Meira e Sá, Nísia Floresta, Pe. João Maria e outros.
  No mais, recomendar que as bibliotecas, escolas e faculdades  possam adotar esse valioso trabalho em prol da cultura, da história e da nossa literatura, amém.

Lúcia Helena Pereira - escritora

**********************************************

Contato: George Veras - UBE(georgeveras@uol.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário